quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Prefeitura anuncia projeto de criação dos CETAS


Prefeito Rafael Laske, anuncia projeto para criação de projeto
inovador no setor de meio ambiente.

Centro de Triagem e Animais Silvestres deverá entrar em funcionamento já em 2011.

O Prefeito Rafael Laske, acompanhado de funcionários do setor de meio ambiente da administração municipal, anunciou para a imprensa o início dos trabalhos para efetivação para criação em Joaçaba do segundo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina. “Acredito ser o maior projeto do setor ambiental dos últimos anos para toda a região e principalmente Joaçaba” declarou o representante da Policia Ambiental, soldado Leandro Costenaro

O CETAS, como é popularmente conhecido, irá atender uma necessidade de atendimento e preservação da fauna no interior do Estado. “Trata-se de um projeto arrojado, porém simples de ser executado. O que o município está fazendo, é ir na contra mão, de que geralmente os projetos ambientais acontecem. Geralmente o poder público é provocado a realizar isso e agora estamos tomando a iniciativa” declarou o Prefeito Laske. Várias questões credenciam a iniciativa, entre elas a dificuldade de se dar destino correto a animais silvestres apreendidos ou ainda que acabam por diversos motivos, em espaço urbano. “Temos muita dificuldade em não contar com um local adequado para recuperação desses animais. Como o único CETAS do Estado é em Florianópolis, o transporte é um grande empecilho” destacou o Policial Ambiental.

Sob o comando de Fernando Roberto Walmórbida, a diretoria de meio ambiente, através do engenheiro agrônomo Marcelo Montovani, já atua a mais de seis meses no projeto. “Estamos agora na fase final de elaboração. O prefeito em contato com representantes do IBAMA e da Fatma, recebeu sinal positivo para que o projeto fosse executado, e assim estamos fazendo” afirmou Roberto.

A expectativa da municipalidade é utilizar uma área de aproximadamente 160 hectares, localizado na comunidade da Linha Abati, margeando onde atualmente funciona uma escola rural do município. “Talvez esse seja o principal entrave no momento. Essa área da união e estava cedido ao município, via comodato até 2006. De lá para cá não houve renovação da parceria. Nossa idéia agora é recuperar o local, para que o Cetas, possa se efetivar” falou Laske.

No que diz respeito a outras questões necessárias, como estrutura física e mão de obra de atuação, o município está dispostos e irá fornecer todo o material necessário. “Já temos em nossa estrutura biólogo, veterinário, restando apenas questões relativas a tratadores e estrutura física. Como estamos ainda desenvolvendo o projeto, a idéia que todos esses custos já estejam no orçamento do ano que vem” explicou Marcelo Mantovani.

Por fim, a intenção da Prefeitura, é que exista a partir de agora, uma grande mobilização de setores ligados a preservação ambiental e animal. “Já estamos convocando, Universidade, Ministério Público, a ONG Amigos de Animais enfim, todos aqueles que estejam, realmente, interessados e envolvidos com a causa ambiental, para que nesses próximos meses trabalharmos unidos para concretização desse projeto” finalizou o Prefeito. No futuro, com a efetivação do projeto, a idéia é de ser criar nessa área um grande parque ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário