sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os boatos e o trabalho da imprensa em esclarecer uma das maiores redes de boataria dos últimos meses



Finalmente, uma das maiores redes de boataria que já presenciei desde que cheguei em Joaçaba, chega ao fim, graças ao trabalho exemplar da imprensa local.

A mais de seis meses, que pelos quatro cantos das três cidades (Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna) não se fala em outra coisa se não no possível rombo da Cooperativa do Rio do Peixe e a causa do mesmo.

Números daqui, nomes de lá... Tudo era dito e não dito semana a semana. Até que à aproximadamente 15 dias, a verdade começou a vir à tona, com a divulgação do interesse de fusão entre Copérdia e Coperio.

Apesar de vivermos em um mundo globalizado e principalmente na era da informação, onde tudo é noticia de forma muito rápida. Compete exclusivamente ao jornalista, cumprir com sua função e apurar e levar a opinião pública o que realmente acontece.




Distante de mídias sociais, quem em muitos casos, apenas servem para aumentar ainda mais a rede de boataria, a imprensa local, utilizou de suas técnicas e principalmente ética, para revelar o que estava escondido as meses e ganhando a cada dia proporções ainda maiores.

Fica claro, que se não fosse o trabalho de jornalistas e repórteres, seria bem possível que ainda hoje esses boatos ainda estivessem circulando, com mais ou menos força. Ainda mais que, nesse caso especifico, grande parte dos responsáveis pela central de boataria e agito negativo na cidade, é bem próximo de um dos lados dessa complicada história que envolve a Coperio. Pergunto. Apesar de ser uma empresa privada, tem caráter público e sobrevive do trabalho e suor de muitos pequenos produtores. Cadê o ativismo, neste caso? Cadê a busca pela verdade e justiça? A resposta é mais fácil do que se pensa: “É mais fácil ver o cisco no olho do próximo, do que a trave em frente ao meu olho”...



O que me deixa ainda mais contente, é que os profissionais de comunicação, cumpriram com sua função e demonstraram, depois de meses, que informação é algo sério e que de ser feita por quem realmente sabe e estudo para tal.

Durante toda a semana, Jornais, Rádios, percorreram, entrevistaram aos dois lados e deixaram as conclusões a sociedade. Isso é imparcialidade! Isso eu considero ativismo de verdade! É muito fácil defende e brigar por aquilo que busca unicamente enaltecer um grupo, com o único objetivo de gerar discórdia! Problemas todos temos e isso é fácil apontar. Quero ver toda energia para a busca de soluções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário