segunda-feira, 7 de junho de 2010

MUDANÇAS NO HEMOSC JOAÇABA

É PRECISO PENSAR EM AUMENTAR AS DOAÇÕES EM JOAÇABA! A CARTA ABAIXO, FOI ESCRITA PELO DIRETOR DO HEMOCENTRO REGIONAL DE JOAÇABA E DESCREVE CLARAMENTE DE FORMA MUITO INFORMATIVO A SITUAÇÃO PRIVELEGIADA DE JOAÇABA... PORÉM É PRECISO REVER ALGUNS CONCEITOS E AJUDAR A SUSTENTAR A PRESENÇA DO HEMOSC NA CIDADE...

ABAIXO NA INTEGRA O TEXTO DO MÉDICO NILSON FERNANDO, DIRETOR DO HEMOCENTRO, DESTINADA A TODA A IMPRENSA DA REGIÃO


De: Dr. Nilson Fernando Dörl – Diretor Hemocentro Regional de Joaçaba
Para: Imprensa
Assunto: MUDANÇAS NO HEMOSC JOAÇABA


Prezados Senhores;

Quando o então Governador Antonio Carlos Konder Reis inaugurou o Hemocentro Regional de Joaçaba em dezembro de 1994, se confirmou mais uma vez que a nossa cidade é uma atípica pequena cidade do interior. Fomos inseridos numa categoria de cidades com vocação para uma medicina de alta resolutividade, antes de cidades como Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma, que mais tarde teriam o seu Hemocentro Regional e formariam com Joaçaba, Lages e Florianópolis a nossa Hemorrede Estadual.


Este presente recebido pelo município só não foi um “presente de grego” porque encontramos aqui muita solidariedade para doações de sangue e porque saímos pelas cidades da região para captar sangue em coletas externas. Qualquer um pode imaginar que manter nossa porta aberta na Avenida XV de Novembro em Joaçaba não seria suficiente para coletarmos sangue em quantidade para atender toda a região que ia, na época, da BR 116 até a fronteira com a Argentina.

Hoje, com a responsabilidade de atendermos uma área imensa, com cidades maiores que Joaçaba, como é o caso de Caçador, Videira, Curitibanos, Campos Novos, Fraiburgo, com população de mais ou menos 500.000 habitantes nesta região, ampliamos muito nossa área de coleta de sangue.

Um Hemocentro como o de Joaçaba exige um investimento inicial em torno de 4 milhões de reais e gera 50 empregos diretos. É normal que se estabeleça uma “concorrência” entre as cidades do Estado para conseguir politicamente a instalação de uma Unidade do HEMOSC. Isto não é viável, pois a nossa Hemorrede atual é mais do que suficiente para atender a demanda de sangue. Todavia, precisamos estar presentes nestas cidades maiores, através da nossa equipe de Coleta Externa para atenuar pressões políticas neste sentido.

Enquanto num dia de coleta externa nós trazemos em média 50 a 60 bolsas de sangue, a coleta diária no Hemocentro rende 20 bolsas, com manhãs que não chegam além de 3 (tres) bolsas coletadas, das 07:00 até as 13:00 horas.

É preciso aumentar nossa coleta de sangue, mas temos muito pouco a crescer entre a população local. Obviamente, há que se aumentar o número de coletas externas, para aumentar nossa produção de hemocomponentes em Joaçaba.

A alternativa para fazermos oito coletas externas em nossa região, contra as três mensais que realizamos hoje esbarra na jornada de trabalho de seis horas da maioria dos colaboradores, já que coletas externas costumam durar 12 horas ou até mais. Como forma de equilibrar esta equação, vamos fazer a partir de julho de 2010 uma mudança no horário de coleta de sangue no Hemocentro Regional de Joaçaba, com o fechamento durante o período matutino. O atendimento continuará sendo 24 horas por dia, como sempre foi, já que não se pode prever quando alguém vai precisar de sangue.

Aos olhos de muitos pode parecer paradoxal abrir só meio expediente para aumentar a produção de sangue, mas, para quem conhece nossa realidade, é fácil compreender. A O.M.S. - Organização Mundial da Saúde preconiza que 2 % da população seja doadora de sangue. Se considerarmos que Joaçaba, Herval D'Oeste e Luzerna juntos tenham 60.000 habitantes, teríamos 1.200 doadores de sangue, e se cada um destes fizessem 3 doações por ano, teríamos 3.600 bolsas de sangue, o que corresponde a 1/3 da nossa necessidade anual.

Esperamos a compreensão e a colaboração de todos. Somos sim, uma pequena cidade de interior, porém, muito atípica pela nossa vocação de polo regional. Nossa responsabilidade é tremenda, pois do nosso sucesso dependem vidas que estão em risco, não só na nossa região, mas em todo o nosso estado.



Cordialmente,


Dr. Nilson Fernando Dörl
Diretor
Hemocentro Regional de Joaçaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário