segunda-feira, 7 de junho de 2010

MUDANÇAS NO HEMOSC JOAÇABA

É PRECISO PENSAR EM AUMENTAR AS DOAÇÕES EM JOAÇABA! A CARTA ABAIXO, FOI ESCRITA PELO DIRETOR DO HEMOCENTRO REGIONAL DE JOAÇABA E DESCREVE CLARAMENTE DE FORMA MUITO INFORMATIVO A SITUAÇÃO PRIVELEGIADA DE JOAÇABA... PORÉM É PRECISO REVER ALGUNS CONCEITOS E AJUDAR A SUSTENTAR A PRESENÇA DO HEMOSC NA CIDADE...

ABAIXO NA INTEGRA O TEXTO DO MÉDICO NILSON FERNANDO, DIRETOR DO HEMOCENTRO, DESTINADA A TODA A IMPRENSA DA REGIÃO


De: Dr. Nilson Fernando Dörl – Diretor Hemocentro Regional de Joaçaba
Para: Imprensa
Assunto: MUDANÇAS NO HEMOSC JOAÇABA


Prezados Senhores;

Quando o então Governador Antonio Carlos Konder Reis inaugurou o Hemocentro Regional de Joaçaba em dezembro de 1994, se confirmou mais uma vez que a nossa cidade é uma atípica pequena cidade do interior. Fomos inseridos numa categoria de cidades com vocação para uma medicina de alta resolutividade, antes de cidades como Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma, que mais tarde teriam o seu Hemocentro Regional e formariam com Joaçaba, Lages e Florianópolis a nossa Hemorrede Estadual.


Este presente recebido pelo município só não foi um “presente de grego” porque encontramos aqui muita solidariedade para doações de sangue e porque saímos pelas cidades da região para captar sangue em coletas externas. Qualquer um pode imaginar que manter nossa porta aberta na Avenida XV de Novembro em Joaçaba não seria suficiente para coletarmos sangue em quantidade para atender toda a região que ia, na época, da BR 116 até a fronteira com a Argentina.

Hoje, com a responsabilidade de atendermos uma área imensa, com cidades maiores que Joaçaba, como é o caso de Caçador, Videira, Curitibanos, Campos Novos, Fraiburgo, com população de mais ou menos 500.000 habitantes nesta região, ampliamos muito nossa área de coleta de sangue.

Um Hemocentro como o de Joaçaba exige um investimento inicial em torno de 4 milhões de reais e gera 50 empregos diretos. É normal que se estabeleça uma “concorrência” entre as cidades do Estado para conseguir politicamente a instalação de uma Unidade do HEMOSC. Isto não é viável, pois a nossa Hemorrede atual é mais do que suficiente para atender a demanda de sangue. Todavia, precisamos estar presentes nestas cidades maiores, através da nossa equipe de Coleta Externa para atenuar pressões políticas neste sentido.

Enquanto num dia de coleta externa nós trazemos em média 50 a 60 bolsas de sangue, a coleta diária no Hemocentro rende 20 bolsas, com manhãs que não chegam além de 3 (tres) bolsas coletadas, das 07:00 até as 13:00 horas.

É preciso aumentar nossa coleta de sangue, mas temos muito pouco a crescer entre a população local. Obviamente, há que se aumentar o número de coletas externas, para aumentar nossa produção de hemocomponentes em Joaçaba.

A alternativa para fazermos oito coletas externas em nossa região, contra as três mensais que realizamos hoje esbarra na jornada de trabalho de seis horas da maioria dos colaboradores, já que coletas externas costumam durar 12 horas ou até mais. Como forma de equilibrar esta equação, vamos fazer a partir de julho de 2010 uma mudança no horário de coleta de sangue no Hemocentro Regional de Joaçaba, com o fechamento durante o período matutino. O atendimento continuará sendo 24 horas por dia, como sempre foi, já que não se pode prever quando alguém vai precisar de sangue.

Aos olhos de muitos pode parecer paradoxal abrir só meio expediente para aumentar a produção de sangue, mas, para quem conhece nossa realidade, é fácil compreender. A O.M.S. - Organização Mundial da Saúde preconiza que 2 % da população seja doadora de sangue. Se considerarmos que Joaçaba, Herval D'Oeste e Luzerna juntos tenham 60.000 habitantes, teríamos 1.200 doadores de sangue, e se cada um destes fizessem 3 doações por ano, teríamos 3.600 bolsas de sangue, o que corresponde a 1/3 da nossa necessidade anual.

Esperamos a compreensão e a colaboração de todos. Somos sim, uma pequena cidade de interior, porém, muito atípica pela nossa vocação de polo regional. Nossa responsabilidade é tremenda, pois do nosso sucesso dependem vidas que estão em risco, não só na nossa região, mas em todo o nosso estado.



Cordialmente,


Dr. Nilson Fernando Dörl
Diretor
Hemocentro Regional de Joaçaba

O Sete Pecados Capitais do Trânsito de Joaçaba

E Deus lá de cima, vendo os problemas da cidade disse para alguém por sonho. Vocês estão cometendo os sete pecados capitais, que vou descrever agora:
1 – Muito Carro;
A cidade de Joaçaba, cont com uma das maiores frotas de veículos do Estado. Segundo últimos dados que tive acesso, é uma carro para cada duas pessoas, se somados os dados das cidades de Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna. Com tanto carro fica fácil acontecer abusos nos trânsito em decorrência da...
2 – ...Pouca Fiscalização;

Sem uma ação continua de órgãos de fiscalização de trânsito, as ruas tornam-se locais sem lei. Regras simples, como não parar em faixa dupla, são esquecidos ou ainda burlados por muitos. Temos que dar graças a Deus, que a freqüência de acidentes não é algo muito grande nas três cidades. A necessidade de fluxo fácil de veículos é algo que todos querem, afinal chegar o mais rápido e fácil possível é um pleno sinal de...
3 – Comodismo e sedentarismo;

Pois bem, com as facilidades de crédito, todo mundo hoje consegue facilmente comprar um carrinho. O objetivo é simples, ter mais facilidade de locomoção. Até aí tudo bem, o grande fato é que essa meta, acaba se perdendo em virtude do conforto, auxiliando assim, as pessoas a caminharem menos e realizar o maior número de atividades possível de carro. O detalhe é que uma das opções para se perdoar esses dois últimos pecados, pode ser o...
4 – Transporte público;

O grande problema é que atualmente ele é muito caro e sem estrutura que convença as pessoas a utilizá-lo. Existe neste fato um detalhe simples, grande parte das pessoas não usa o “buzão” pelo simples fato de ele ser um “buzão”, questão de pré-conceito inclusive. Mas esse pecado é um reflexo vivido em outras cidades, que é o...
5 – Crescimento desordenado;

O trânsito é apenas um dos exemplos desse problema. Não se foi planejado ou pensando na cidade de forma criteriosa. Parece um funil, tudo se reuni em um único lugar. Enquanto o centro de Joaçaba se “amontoou” e outras regiões, inclusive de Herval d´Oeste e Luzerna não acompanhara no mesmo ritmo. Isso revela uma falta de...

6 – Continuidade das políticas públicas de trânsito;
Muito mais do apagar incêndios, é necessário se ter um trabalho que se estenda as três cidades de forma a solucionar de fato os problemas. A grande questão se estende em políticas que garantam ações é médio e longo prazo. Por ser uma responsabilidade das gestões municipais, está assim fadado a mudanças a cada quatros anos. Todas as ações visam melhorar o problema, porém não se leva em conta o que foi pensando antes e muito menos os que as cidades vizinhas realizam ou pensam, e isso só acontece por existe...
7 - ...um único trânsito, para três gestões diferentes;
Pensamos simples. Se todos usam praticamente as mesmas ruas para se deslocar e estas se dividem por três municípios diferentes, como estaremos sujeitos as três gestores diferentes. Um desvia a rua assim, o outro assado, um “diz” que tenta conversar com o município vizinho, mas não irá levar em conta os problemas que sua decisão poderão causar a cidade vizinha. A questão é simples, além de pensar de forma individual, cada município irá tomar a decisão que lhe convém e assim deixando de lado o possível impacto na cidade vizinha.



Por fim “Deus” mandou as penitências para perdoar “Os Pecados”;

1 – Terás que criar um sistema de trânsito integrado, assim como já acontece em outras cidades, como São José e Palhoça;

2 – Criarás um órgão intermunicipal de agentes de fiscalização de trânsito, aos moldes da Simae. Onde exista um gestão técnica e os recursos de multas e outros seja usado na melhoria do próprio sistema. Se a Policia Militar não tem efetivo para cuidar do trânsito e a função da Policia é cuidar de bandido, tire dela essa responsabilidade e passe para quem possa executar da melhor forma possível.

3 – Irás criar também um sistema intermunicipal de transporte coletivo de forma que o
deslocamento seja mais fácil e barato. Irás abrir uma concorrência que leve em conta o melhor serviço ou menos custo.

4 – Vais planejar o crescimento, a fim de levar novos investimentos e ações para outros locais que não seja o centro.

5 – Vai criar mais ruas, porém duplicar as calçadas, passeios e parques... as pessoas precisam andar mais. Para isso podes até pensar em fazer um rodízio... se não deixam os carros por bem irão deixar por mal.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Rapidinhas desta terça

# FIM DE SEMANA CHEGANDOOOOOO
A semana promete ser mais tranqüila, até porque é semana curta... órgãos públicos, sua maioria deverá "emendar feriadão".... trata-se de uma pausa boa para quem irá entrar nas maratonas das festas juninas e copa do mundo... de Joaçaba, caminhos apontam para dois caminhos... Festa do Pinhão ou ainda litoral!

# CLIMA DE COPA EM JOAÇABA 1
Falando em Copa, A Câmara de Dirigentes Lojistas comunicou que, em razão dos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo 2010, a maioria dos donos de estabelecimentos comerciais de Joaçaba concorda com a alteração dos horários de expediente nos dias 15 e 25 de junho. Por decisão da diretoria, em reunião realizada (31-05), a entidade não reivindicará, no entanto, acordo sindical para abertura especial do comércio no período da competição.
Desta forma, fica facultativo o fechamento das empresas. Cada lojista estará livre para decidir o horário de funcionamento de sua empresa nos dias de disputa. Como em pesquisa realizada pela entidade, mais de 95% dos entrevistados disseram ser favoráveis ao horário proposto, a CDL;

# TRÂNSITO
Enquanto, Zona Azul, entra em fase final de reinplantação, Herval do Oeste, anúncia mudanças no trânsito de sua cidade... Novamente, lideranças usam imprensa e falam que Joaçaba não abre dialogo sobre a questão... eitaaaaaaaaaaa, nesse assunto as três cidades estão tão perto porém tão distantes!

# ENQUANTO ISSO EM FLORIPAAAAA
Viagem do Prefeito Rafael Laske a Florianopolis no início desta semana, serviu apenas para acertar ponteiros técnicos. Diferente de outras vezes, em que Mamão sempre trouxe boas ($$$) novidades, desta vez apenas respostas de projetos. Segundo quem esteve junto, o clima em Floripa está fechado, marcando em definitivo o inicio da guerra eleitoral.

# CLIMA DE COPA EM JOAÇABA 2
Fachada da Prefeitura, entrou no clima de copa... em trabalho da super comprometida "Lola", verde e amarelo tomou conta do prédio do executivo. Na idéia de Lola, assim como em outros anos, o local deverá ser um ponto de encontro no final dos Jogos. Ainda sobre a copa... Prefeitura ainda não definiu como irá delimitar o funcionamento do prédios, durante o horários dos jogos, que coincidirem com o horário de atendimento da "Prefas"... em cidades vizinhas, já teve Prefeito, decretando ponto facultivo, mas isso não deverá ocorrer por aqui não, afinal de contas, jogo vem, jogo vai, mas a vida continua...

# Carnaval 1
Vale Samba, reabriu seu espaço. Em evento fechado para simpatizantes, com todo a pompa que tem direito, o novo Presidente Marcos Zanardo, conseguiu o que muitos achavam dificil. Erguer a moral da Escola. realmente o clima é outo, bom para a Vale, melhor ainda para o carnaval.

# Carnaval 2
Enquanto isso, na sede social da Aliança, diretoria estava reunida. Em pauta um novo planejamento e mobilização, em virtude de mudanças no orçamento da escola; No encontro, emocionante até, agremiação demonstrou um ótimo momento, para unir e reaglutinar colaboradores que estão longe da escola... O espetáculo do ano que vem promoter ser um dos mais emocionantes dos últimos anos

# Carnaval 3
Na Unidos Do Herval, no outr lado da ponte... obras e mais obras... e não pro carnaval do ano que vem ainda... é no barracão da escola, que já está recebendo o tratamento acustico e melhorias. Tive lá, vi e gostei... é o evento crescendo;

# HDO e a Avenida Beira Rio
Prefeito Guindani, noticiando sua grande obra, a pavimentação da Avenida Beira Rio. Anunciou a vinda do recurso, anunciou abertura da licitação, anunciou o fechamento da licitação, anunciou a vencedora e agora a homologação. Tudo bem em divulgar, e beeeeeemm... mas é preciso falar também das outras obras...

# UNIDADE CENTRAL DE SAÚDE DE JOAÇABA
Contagem regressiva para reinauguração da Unidade Central de Saúde de Joaçaba... nesta sexta mudança acontece... data de abertura, deverá ser confirmada nos próximos dias!

Candidatura a estadual do PMDB no meio-oeste, pode ser reflexo do partido em SC

Sem dúvida nenhuma, que a reportagem da Rádio Catarinense, que foi ao ar nesta terça, pode servir para termos um reflexo da falta de entendimento do PMDB em SC.

Acontece que o presidente local do partido em Joaçaba, Marcos Weis, deixou claro que a região não apresentará candidato a deputado estadual na Ammoc, optando por apoiar três candidatos Sopelsa, Titon e Cobalquini...


MARQUINHOS "NÃO IREMOS TER CANDIDATOS. VAMOS APOIAR NOMES..."
maaaaaaaaaaaaaasss....
O "HOMI" QUER SER CABEÇA, MAS NÃO VEM DEMONSTRANDO UNIDADE EM TORNO DO SEU NOME... PELO MENOS AQUI NO MEIO OESTE!

Na mesma entrevista, o presidente estadual, Pinho Moreira. (o mesmo que não abre mão de ser cabeça de chapa pelo partido), diz que não. Que o PMDB irá ter sim candidato, nem que seja a ex-prefeita de Luzerna, Maria Carlesso ou até outro nome...


Ainda na entrevista, Pinho, disse que está em conversa fina com o PT, de Ideli... Tem o apoio do Presidente do Partido Michel Temer, que já pré candidato a vice de Dilma. Na mesma conversa porém Pinho deixou claro que no caso de PMDB e PT estarem juntos em SC, seria Ideli que deveria ser vice e em uma outra possibilidade até o apoio amarrado para o segundo turno.




NOME DE EX-PREFEITA CHEGOU A SER CITADO POR PINHO... MAS DE CONCRETO ATÉ AGORA NADA

O que o fato demonstra, para quem apenas observa de fora do processo, é que Moreira não é unanimidade e não tem a mesma unidade em SC, tanto necessaria para ser ter folego em uma campanha. Pinho pode ter vencido as prévias, mas não é nome de com 100% de apoio do PMDB. Pelo menos não existem manifestações totais de apoio, como aconteceu com LHS nas duas campanhas que disputou. Agora a noite, as atenções de SC, está no "apê" de José Serra, que está em negociação com os três pré-candidatos do Governo. Colombo, Pavan e o Pinho. Pavan já deu sinais de que abre mão, a grande questão é entendimento entre PINHO e Colombo. O primeiro quer de tudo que é jeito, o segundo, dos três é que melhor está nas pesquisas....